quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O que vem a ser o plano de ensino e o plano de aula?


Resultado de imagem para processo ensino aprendizagem
Um planejamento de ensino é a especificação do planejamento curricular. É desenvolvido a partir da ação do professor e é ele quem define os objetivos a ser alcançado, o conteúdo da matéria, as estratégias de ensino e de avaliação e agi de forma a obter um retorno de seus alunos no sentido de redirecionar sua matéria.
            Sendo assim o planejamento de ensino devem prever os objetivos específicos estabelecidos, os conhecimentos a serem aprendidos pelos alunos, os procedimentos e recursos de ensino que estimulam, orientam e promovem as atividades de aprendizagem e também os procedimentos de avaliação que possibilitam a verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa dos objetivos propostos. O resultado desse planejamento é o que chamamos de plano de ensino, um roteiro organizado das unidades didáticas para um ano, um semestre ou um bimestre.
                Para que o plano de ensino esteja bem organizado ele deve conter os dados de identificação da disciplina, a ementa, os objetivos, o conteúdo programático, a metodologia, a avaliação e também a referência básica e complementar da disciplina. Porém não existe um modelo fixo a ser seguindo, pelo menos não conheço nenhum. Desde que apresente as características aqui citadas já será um plano de ensino bem estruturado.
            Por mais que pareça ser uma tarefa simples organizar a disciplina a ser ministrada, ou seja, fazer o plano de ensino, pode-se encontrar várias dificuldades e dúvidas sobre o que for colocado e onde serão colocadas as informações. Em sua elaboração o professor deverá se questionar quanto o que quer que seu aluno aprenda e para isso o professor precisa considerar o conhecimento do mundo, o perfil dos alunos e projeto pedagógico da instituição. E dessa maneira o plano de ensino poderá ser alterado ao longo do período conforme transcorrer o ensino aprendizagem.
            Do plano de ensino resultará, ainda, o plano de aula, onde o professor vai especificar as realizações diárias para a concretização dos planos anteriores, ou seja, será um roteiro para o professor ministrar cada uma de suas aulas elencadas no plano de ensino.
            Com o plano de ensino já elaborado e com base nele, o professor ao prepara as suas aulas, elaborando o plano de aula, um instrumento que sistematiza todos os conhecimentos, atividades e procedimentos que se pretende realizar numa determinada aula com o intuito de alcançar os objetivos juntamente com os alunos.
            Um plano de aula deve conter um tema a ser abordado, ou seja, o assunto ou conteúdo a ser trabalhado, deve conter os objetivos gerais, aquele que os alunos irão alcançar com esse trabalho, deve conter os objetivos específicos os quais são relacionados a cada etapa de desenvolvimento, deve conter as etapas previstas onde deve estar organizado tudo o que for trabalhado, deve conter a forma de avaliação que o professor realizará nesta aula e também deve conter a referência bibliográfica onde deve constar todo o material utilizado para o planejamento.
            Assim cada um destes aspectos dependerá das intenções do professor, e portanto de suma importância para que atinja com êxito o processo de ensino aprendizagem. Já a ausência de um plano de aula pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando aulas desestimulantes.
            Espero ter contribuído com as informações necessárias para um bom planejamento no processo de ensino aprendizagem. 

5 comentários:

  1. Larissa,
    você comentou que um plano de curso pronto e formalmente apresentado pode sofrer alterações ao longo do tempo - geralmente um ano ou um semestre. Isto é verdade, pois o professor precisa ser sensível às circunstâncias. Mas esta sua colocação lembrou-me que, certa vez, uma estudante estagiária que havia preparado e ministrado determinada aula disse-me que, em classe, teve que fazer algumas mudanças no que havia sido planejado. Então, perguntou-em ela: devo refazer o plano de aula para colocar no relatório de estágio? Então, foi minha vez de fazer uma pergunta: porque você iria replanejar algo que já aconteceu? Só faz sentido refazer um plano de aula se aquela aula for ministrada novamente - para outra turma ou num outro momento. Então, a reflexão acerca do que deu certo ou não deverá nos guiar para outro planejamento de como ensinar aquele conteúdo. De todo modo, talvez o que não deu certo num plano já executado pode nos levar a mudar o de uma outra aula já planejada mas ainda não ministrada. Afinal, porque insistir no erro? Você concorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Professora, acredito que nós professores devemos sempre ter um "plano B", porque muitas das vezes não conseguiremos executar o que planejamos o que nos dá espaço para mudanças.

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog Larissa!
    Sem dúvida o planejamento é importante e, quase sempre, as circunstâncias nos obriga a fazer alterações naquilo que foi proposto inicialmente, por motivos diversos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Professor, uma honra ter o seu acompanhamento em meu blog!

      Excluir
  3. Concordo com seu ponte de vista sobre o planejamento. Com tudo é verdade que sem um plano bem elaborado podemos formar aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse pela parte dos alunos. Assim devemos realmente nos planejar adequadamente para com o ambiente e públicos das aulas.

    ResponderExcluir

Plano de Aula para o 6° ano - Medidas de Temperatura

CONTEÚDO: Medidas de Temperatura. DURAÇÃO: 60 min. OBJETIVO GERAL: Identificar as temperaturas máximas e mínimas OBJETIVOS ESPECÍFI...