Um
planejamento de ensino é a especificação do planejamento curricular. É
desenvolvido a partir da ação do professor e é ele quem define os objetivos a
ser alcançado, o conteúdo da matéria, as estratégias de ensino e de avaliação e
agi de forma a obter um retorno de seus alunos no sentido de redirecionar sua
matéria.
Sendo assim o planejamento de ensino devem prever os
objetivos específicos estabelecidos, os conhecimentos a serem aprendidos pelos
alunos, os procedimentos e recursos de ensino que estimulam, orientam e
promovem as atividades de aprendizagem e também os procedimentos de avaliação
que possibilitam a verificação, a qualificação e a apreciação qualitativa dos
objetivos propostos. O resultado desse planejamento é o que chamamos de plano
de ensino, um roteiro organizado das unidades didáticas para um ano, um
semestre ou um bimestre.
Para
que o plano de ensino esteja bem organizado ele deve conter os dados de
identificação da disciplina, a ementa, os objetivos, o conteúdo programático, a
metodologia, a avaliação e também a referência básica e complementar da disciplina.
Porém não existe um modelo fixo a ser seguindo, pelo menos não conheço nenhum. Desde
que apresente as características aqui citadas já será um plano de ensino bem
estruturado.
Por mais que pareça ser uma tarefa simples organizar a
disciplina a ser ministrada, ou seja, fazer o plano de ensino, pode-se
encontrar várias dificuldades e dúvidas sobre o que for colocado e onde serão
colocadas as informações. Em sua elaboração o professor deverá se questionar
quanto o que quer que seu aluno aprenda e para isso o professor precisa
considerar o conhecimento do mundo, o perfil dos alunos e projeto pedagógico da
instituição. E dessa maneira o plano de ensino poderá ser alterado ao longo do período
conforme transcorrer o ensino aprendizagem.
Do plano de ensino resultará, ainda, o plano de aula, onde
o professor vai especificar as realizações diárias para a concretização dos
planos anteriores, ou seja, será um roteiro para o professor ministrar cada uma
de suas aulas elencadas no plano de ensino.
Com o plano de ensino já elaborado e com base nele, o
professor ao prepara as suas aulas, elaborando o plano de aula, um instrumento
que sistematiza todos os conhecimentos, atividades e procedimentos que se
pretende realizar numa determinada aula com o intuito de alcançar os objetivos
juntamente com os alunos.
Um plano de aula deve conter um tema a ser abordado, ou
seja, o assunto ou conteúdo a ser trabalhado, deve conter os objetivos gerais, aquele
que os alunos irão alcançar com esse trabalho, deve conter os objetivos específicos
os quais são relacionados a cada etapa de desenvolvimento, deve conter as
etapas previstas onde deve estar organizado tudo o que for trabalhado, deve
conter a forma de avaliação que o professor realizará nesta aula e também deve
conter a referência bibliográfica onde deve constar todo o material utilizado
para o planejamento.
Assim cada um destes aspectos dependerá das intenções do
professor, e portanto de suma importância para que atinja com êxito o processo
de ensino aprendizagem. Já a ausência de um plano de aula pode ter como consequência,
aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo
e tornando aulas desestimulantes.
Espero ter contribuído com as informações necessárias para
um bom planejamento no processo de ensino aprendizagem.
Larissa,
ResponderExcluirvocê comentou que um plano de curso pronto e formalmente apresentado pode sofrer alterações ao longo do tempo - geralmente um ano ou um semestre. Isto é verdade, pois o professor precisa ser sensível às circunstâncias. Mas esta sua colocação lembrou-me que, certa vez, uma estudante estagiária que havia preparado e ministrado determinada aula disse-me que, em classe, teve que fazer algumas mudanças no que havia sido planejado. Então, perguntou-em ela: devo refazer o plano de aula para colocar no relatório de estágio? Então, foi minha vez de fazer uma pergunta: porque você iria replanejar algo que já aconteceu? Só faz sentido refazer um plano de aula se aquela aula for ministrada novamente - para outra turma ou num outro momento. Então, a reflexão acerca do que deu certo ou não deverá nos guiar para outro planejamento de como ensinar aquele conteúdo. De todo modo, talvez o que não deu certo num plano já executado pode nos levar a mudar o de uma outra aula já planejada mas ainda não ministrada. Afinal, porque insistir no erro? Você concorda?
Concordo Professora, acredito que nós professores devemos sempre ter um "plano B", porque muitas das vezes não conseguiremos executar o que planejamos o que nos dá espaço para mudanças.
ExcluirParabéns pelo blog Larissa!
ResponderExcluirSem dúvida o planejamento é importante e, quase sempre, as circunstâncias nos obriga a fazer alterações naquilo que foi proposto inicialmente, por motivos diversos.
Obrigada Professor, uma honra ter o seu acompanhamento em meu blog!
ExcluirConcordo com seu ponte de vista sobre o planejamento. Com tudo é verdade que sem um plano bem elaborado podemos formar aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse pela parte dos alunos. Assim devemos realmente nos planejar adequadamente para com o ambiente e públicos das aulas.
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